segunda-feira, 2 de junho de 2008

Trinitrotolueno (Geovane 22-C)








Trinitrotolueno (ao lado,molécula de trinitrotolueno)

História:

Produzido no início do século xx juntamente com outras substâncias explos
ivas, o TNT ganhou um lugar mais privilegiado na ultilização de explosivos,pois como ele é mais estável pode ser melhor ultilizado sem risco,ao contrário da nitroglicerina que reage muito facilmente ao movimento e à temperatura. A fórmula do trinitrotolueno é C6H2(NO2)3CH3 e seu ponto de fusão é a 81°C. Ele é obtido através da nitração do tolueno (C6H5CH3) e sua coloração é amarelo pálido, essa substância não reage com metais e não absorve água,pois sua estrutura é estável,por isso pode ser armazenado por longos períodos. O trinitrotolueno reage facilmente com alcalóides e assim forma compostos instáveis que são bem sensíveis a temperaturas elevadas e a impactos.

Ultilização: O trinitrotolueno foi muito ultilizado na primeira guerra mundial,mas só na segunda guerra mundial que se chegou à um extremo ponto de ultilização desse explosivo. Os explosivos em geral são usados com todos os tipos de armas civis e militares. Há também o uso na indústria,como em pedreiras, na abertura de canais, na construção de rodovias e ferrovias, no aprofundamento de portos e na prospecção sísmica, etc.

Na pirotecnia, há os fogos de artifício e os fogos de sinalização, que são usados para fazerem buscas marítimas e terresres. Na produção desses fogos se utilizam misturas de oxidantes (nitratos, cloratos, percloratos, peróxidos, etc.); combustíveis (redutores) orgânicos ou inorgânicos, como sulfetos, hidrocarbonetos, carboidratos, etc.; e substâncias que produzem cores variadas, como compostos de cobre (azul), estrôncio (vermelho), etc.

No Brasil, a maior quantidade de explosivos é produzida pelo exército,pois o beneficiamento destes materiais está relacionado com os setores de produções de equipamentos militares e munições, o qual contribui com cerca de 1% da produção na indústria da transformação.

A figura abaixo mostra a atuação da indústria bélica, com destaque para o Paraná e o Vale do Paraíba(São Paulo):


Produção:


A produção do mais importante explosivo nitroaromático, o 2,4,6-trinitrotolueno (TNT), ocorre através da nitração do tolueno que ocorre em três fases, através da mistura de ácidos nítrico e sulfúrico.



Referências: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422007000700023&lng=e&nrm=iso&tlng=e Site que contém muitas informações sobre a substância,desde explicação sobre sua composição e onde é encontrado até sua ultilização no mercado (Fala sobre muito mais coisas e é muito rico em conteúdo). http://www.culturaesaude.med.br/revista/modules.php?name=News&file=article&sid=41 Site que contém informações sobre a ultilização do trinitrotolueno.
http://pt.wikipedia.org/wiki/TNT
Contém poucas informações (típico de wikipédia),mas fala sobre características importantes.


Aluno: Geovane Oliveira(Messi)
Turma: 22-C

Um comentário:

Unknown disse...

Boa postagem.
O site da Quimica Nova é um pouco avançado , espero que tenha compreendido o que leu ou parte. A referência é excelente ,trantando-se de um periódico indexado da årea de química.