terça-feira, 3 de junho de 2008

Dipirona ( Metamizol ) - Bruno Strzoda - 22C




O Metamizol Sódico, mais conhecido como dipirona, possui fórmula molecular C13H16N3O4SNa, sua fórmula estrutural pode ser vista na figura à esquerda e sua massa molar é de 311,358 g/mol.


Nome IUPAC : [(2,3-diidro-1,5-dimetil-3-oxo-2-fenil-1H-pirazol-4-il) metanosulfonato sódico .






Histórico:

Esta substância foi sintetizada pela primeira vez em 1920 pela companhia Hoechst AG e começou a ser produzida em massa no ano de 1922. No início dos anos 70, esta substância foi associada a ocorrência de casos de discrasias sanguíneas incluindo agranulocitose, porém a causa dessas reações ainda não foi confirmada, apesar disso seu uso foi proibido em pelo menos 16 países, dentre eles Estados Unido, Austrália e Noruega . Outros países restringiram as asssociações ao uso hospitalar ou apenas na forma injetável . No Brasil sua comercialização nao foi restringida .



Propriedades:

O Metamizol é uma droga antiinflamatória e tem indicação analgésica e antipirética, sendo principalmente utilizado para dores e febre .



Nome comercial:

Dipidor®, Novalgina®, Neosaldina®, Lisador®, Nolotil® e até Dipirona® .





















Grande enciclopédia Larousse Cultural

2 comentários:

Unknown disse...

Boa síntese. Ainda não conferi com os sites de referências. Criar links para informações de palavras como agranulocitose.

Unknown disse...

Erros gramáticas graves!!!