segunda-feira, 2 de junho de 2008

Algumas Informações sobre o Poliéster

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
COLÉGIO DE APLICAÇÃO

O Poliéster
André Gomes Vieira-22C

Uma das principais características do Poliéster é que este é uma macromolécula. Macromoléculas são um tipo de moléculas compostas por um número indefinido (que pode chegar a milhares) de átomos. Esses átomos orgazizam-se em cadeias ou redes. O poliéster, além de uma macrmolécula, é também um polímero, que é um grupo de macromoléculas (grupo dos polímeros ou dos plásticos) que são formadas por uma série de cadeias iguais entre si. Os poímeros como o poliéster possuem úma quantidade indeterminada de átomos, uma vez que a cadeia formada pode se repetir uma infinidade de vezes.

A palavra poliéster deriva da união do prefixo poli-, que quer dizer nuitos, e da substância éster, que é formada pela reação química entre um álcool e um ácido carboxílico. O poliéster recebe este nome por ser resultante de uma reação quimica entre um ácido dicarboxílico e um diálcool, onde o uso de diferentes tipo s de álcool e acidos carboxílicos resultará em poliésteres favoráveis a diferentes tipos de uso. A segunda página do caderno temático no link http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/02/polimer.pdf, que se encontra no site da revista Química Nova na Escola, contém uma imagem do esquema básico de um poliéster.

Os poliésteres dividem-se em dois tipos principais:
  • Poliésteres Saturados: Poliésteres resultantes de uma reação entre um diálcool e um diácido saturado, o que gera termoplásticos e materias de grande flexibilidade, pois a cadeia molecular é composta apenas por um ligação simples entre os átomos de Carbono. São muito utilizados em películas de filmes e fibres plastificantes. Um exemplo de um poliéster saturado é o etileno glicol tereftalato.

  • Pliésteres Insaturados: São resultantes da reação entre um ácido saturado, um ácido insaturado e um diálcool. Possuem cadeias compostas por ligações duplas e simples de Carbono, e formam materiais termofixos. Encontram-se inicialmente no estado líquido, e pode transformar-se no estado sólido através da adição de promotores, tornando-se um material altamente rígido e podendo substituir até mesmo materiais como o aço e o concreto.

O site http://www.embrapol.com.br/resina.htm possui definições para ácidos saturados, insaturados e outros componentes formadores dos poliésteres

Fontes

http://poliquimica3dmat.blog-br.com/: Site que possui um texto falando sobre os polímeros e um pouco da sua história

http://www.embrapol.com.br/resina.htm: Site com informações interessantes sobre os poliésteres, os tipos de poliéster e algumas das substâncias que os formam

http://qnesc.sbq.org.br/online/cadernos/02/polimer.pdf: Caderno temático do site da revista Química Nova na Escola, cujo site é http://qnesc.sbq.org.br/.

3 comentários:

Unknown disse...

André,

Ótimo trabalho. Boa seleção de informações e referências linkadas.

Unknown disse...

Esqueci de comenta que senti falta de suas aplicações, tendo em vista distinguirmos os diversos polímeros e seus usos sociais.

Unknown disse...

Revise o texto!!!