segunda-feira, 2 de junho de 2008

Lorazepam - Bianca Ferreira Gomes


O lorazepam é uma substância sintética que está incluída na classe química benzodiazepinas, as benzodiazepinas são um grupo de fármacos usados no tratamento de insônia e ansiedade. Esta droga foi incluida no mercado em 1971 com funções antieméticas e desde então tem sido administrado para tratar os problemas citados acima. Possui um forte efeito calmante pois inibe levemente alguns setores do sistema nervoso central e assim proporciona um relaxamento muscular, sedação e efeito tranquilizante, devido a diminuição de estímulos nervosos pelos neurônios.
O uso desta droga, como as drogas incluidas na classe dos benzodiazepinas, pode causar depressão respiratória. E seu uso é desaconselhado a mulheres grávidas pois segundo alguns dados da literatura é comprovado que esta substância atravessa a placenta e é encontrado no leite materno. Devido a esse contato do bebê com a substância é capaz do bebê nascer com tolerância ao lorazepam. E os efeitos colaterais podem atingir tanto a mãe quanto o bebê, alguns deles são cefaléia (dor de cabeça), ataxia (falta de coordenação dos movimentos), tonturas entre outros. Porém as consequencias de uma superdosagem não são nada se comparadas aos efeitos colaterais.
A superdosagem podem levar a letargia (perda temporária e completa da sensibilidade e do movimento), hipotonia (o tônus muscular se torna muito baixo), coma, muito raramente morte, etc.


FONTE BIBLIOGRÁFICA:

§ WIKIPEDIA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lorazepam

§ BULARIO
http://bulario.bvs.br/index.php?action=search.2005062920210361072393003906&search=lorax

§ PSICOSITE
http://www.psicosite.com.br/far/ans/lorax.htm

Um comentário:

Unknown disse...

Bianca,

Algumas informações sobre dependência e hiperlinks para algumas palavras como antieméticas. Editar as referências para torná-las acessíveis ao clicar.