segunda-feira, 2 de junho de 2008

Ansiolíticos ou tranqüilizantes(benzodiazepínico) by Lucas Arruda

O ansiolítico(criado em 1950)é uma substância sintética usada como sedativo ou calmante.Essa substância em alta dose pode acarretar na queda da pressão arterial.Quando usada com álcool,seus efeitos se agravam,podendo levar o indivíduo ao coma.Também podem causar a má formação fetal.
Os ansiolíticos,que também podem ser chamados de tranqüilizantes,são medicamentos utilizados para traqüilizar pessoas estressadas,tensas e ansiosas o que acaba explicando seu nome,LISE("destruir"),ANSIA(ansiedade) e de fato este é o principal efeito da substância:acabar com a ansiedade sem afetar muito as funções psiquícas e motoras do usuário.
Antigamente, a principal droga considerada um ansiolítico,era uma substância chamada meprobamato porém com o passar dos anos essa substância praticamente desapareceu dando lugar à uma outra substância,também ansiolítica, chamada: benzodiazepínico.Esse medicamento é muito usado no mundo e inclusive no Brasil.
Os benzodiazepínicos servem para para relaxar e acalmar os pacientes porém existem muitos efeitos colaterais que prejudicam o indivíduo como a deficiência motora e com a ajuda de outras drogas,como o álcool,o aumento do efeito depressor e o desenvolvimento da dependência.Um outro efeito colateral é o prejuízo na memória que pode ser conseqüência do intenso uso do remédio e até a utilização prolongada desse medicamento,mesmo em doses baixas,prejudica as funções cerebrais como a motora.
Concluindo,para poder usar os ansiolíticos é preciso uma orientação médica adequada com a ajuda de psiquiatras e um bom ambiente para evitar problemas futuros.

Bibliografia:
Prefeitura Municipal de Betim
www.betim.mg.gov.br
Traqüilizantes ou Ansiolíticos
www.pgr.mpf.gov.br
Avaliação da orientação médica sobre os efeitos colaterais de benzodiazepínicos
Luciana Auchewski,Roberto Andreatini,José Carlos F Galduróz e Roseli Boerngen de Lacerda.

2 comentários:

Colégio de Aplicação da UFRJ - Química disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Lucas,

Os ansiolíticos compreendem uma classe de substâncias, assim como os benzodiapínicos.
A postagem poderia ter sido melhor trabalhada.