quarta-feira, 25 de junho de 2008

Substância sintética: Meperidina (Rebeca 22A)






Substância sintética: Meperidina

Função: Meperidina, disponível na forma de cloridrato de sal, é um analgésico estupefaciente, termo utilizado para descrever a medicação capaz de produzir uma reversível depressão do sistema nervoso central, reduzindo a dor. Devido ao seu alto potencial de dependência física e psicológica, meperidina é uma substância controlada. É comumente referida por uma das suas marcas mais conhecidas, Demerol. Existem várias indicações possíveis para a administração de meperidina.É comumente utilizada para o alívio da dor com intensidade de moderada a grave, em especial em obstetrícia. Meperidina também é largamente utilizada no período pré-operatório, como um coadjuvante da anestesia durante a cirurgia. Meperidina não é recomendada para os tratamentos de longo prazo devido ao seu potencial de dependência física e psicológica. Meperidina é disponível como xarope, em comprimido, e injetável. O uso oral da meperidina tende a ser menos eficaz do o uso injetável. Meperidina, mesmo em doses terapêuticas, pode diminuir o ritmo respiratório. Pacientes com a asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica podem apresentar dificuldade respiratória. Meperidina também pode causar sonolência e não deve ser utilizado por pessoas cujo trabalho exija concentração e atenção, tais como motoristas.

Efeitos colaterais: Os efeitos colaterais mais comuns são tonturas, sedação, sudorese e náuseas/vômitos. Menos comum, porém mais graves, os efeitos secundários incluem depressão respiratória e anormalmente baixa pressão arterial.

Propriedades: fino, branco, cristalino, sem cheiro, pó muito solúvel em água, moderadamente solúvel em éter e solúvel em álcool. Ele tem um pK um de 7,7 a 8,15 e um intervalo de fusão 186 - 189 °. O pH da preparação injetável está comercialmente disponível entre 3,5 e 6. Meperidina pode também ser conhecida como: petidina HCl ; Dolantin ; Dolantin , Dolantol , Dolantol , Eudolat , Eudolat , or Isonipecaine , ou Isonipecaine .

Marca (s) mais conhecida(s): Algil; Alodan; Centralgin;
Demerol; Dispadol; Dolantin; Dolargan; Demerol; Dispadol; Dolantin; Dolargan; Dolestine; Dolosal; Dolsin; Mefedina Dolestine; Dolosal; Dolsin; Mefedina

Um comentário:

Colégio de Aplicação da UFRJ - Química disse...

Rebecca,

As informações selecionadas permitem ter um idéia da funcionalidade deste fármaco. Tive a impressão de ler informações retiradas da bula do medicamento. A referência teórica é fundamental em qualquer trabalho de pesquisa, não há problemas de incluir a bula de medicamentos , mas devemos buscar referências diversas e citá-las.
Uma informação interessante é o fato desta substância ser um opióide sintético e atuar nos receptores opióides responsáves pela regulação e sensação da dor.
Nota: 1,0/1,5

Ainda não comparei com o trabalho impresso.