quarta-feira, 11 de junho de 2008

Sacarina(Nakitta 22a)





A Sacarina(C7H5O3NS) foi descoberta, acidentalmente, em 1879 pelos químicos Ira Remsen e Constantine Fahlberg , que estavam em seu laboratório desenvolvendo novos corantes químicos a partir de derivados do alcatrão e Remsen deixou que a substância caísse nele e não lavou a mão ao comer e percebeu que havia um sabor adocicado em sua comida.Fahlberg aparentemente previu alguma importância para essa substância pois, além de desenvolver um processo industrial na sua produção, registrou sua patente em 1885. O nome escolhido para essa substância? Sacarina, derivado da palavra latina saccharum, que significava açúcar.
Logo após a sua descoberta, a sacarina foi utilizada para conservação de alimentos e, então, como um substituto do açúcar, uma vez que a sua doçura é cerca de 500 vezes superior, mas tem um sabor residual amargo e metálico, difícil de disfarçar.
Na década de 70, a sacarina foi bastante difundido, principalmente em alimentos de baixas calorias e dietéticos, porque ela não é metabolizada pelo organismo, mas excretada sem alterações, ou seja não engorda.Apenas no ano passado, a sacarina combinada com ciclamato movimentou 51,3 milhões de unidades e R$ 96,7 milhões, o que corresponde, em volume, a 71% do mercado de adoçantes de mesa, de acordo com dados da ACNielsen. As vantagens da sacarina é o preço, cerca de 20 vezes menor que o da sacarose. De acordo com estudo da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA), no Brasil os adoçantes de mesa, em geral, utilizam a proporção de duas partes de ciclamato para uma de sacarina. Segundo a análise revela, o ciclamato reduz o gosto amargo residual da sacarina nas formulações.
Em 1977 a FDA tentou eliminá-la , quando estudos mostraram que ela causava câncer (principalmente de bexiga, mas também no útero, ovário, pele e outros órgãos). A sacarina continuou no mercado por causa da pressão da indústria de alimentos dietéticos (e dos próprios consumidores). Contudo, até o final da década de 90, ela era vendida com uma tarja de segurança que lembrava que tinha apresentado sinais cancerígenos. O Calorie Control Council (Conselho de Controle de Calorias) argumentou que as pessoas não desenvolvem câncer de bexiga pelos mesmos motivos que os ratos, por isso a tarja acabou sendo removida
Em 2000, o National Cancer Institute (em inglês) - NCI - Instituto Nacional do Câncer, afirmou que as pessoas que usavam sacarina tinham os mesmos riscos de desenvolver câncer de bexiga que a população em geral. Pessoas que utilizavam grandes quantidades de sacarina (seis ou mais porções de sacarina ou dois ou mais copos de bebidas dietéticas por dia) apresentaram “algumas evidências de um aumento no risco de câncer de bexiga, particularmente para aqueles que usaram a substância como adoçante ou através de refrigerantes". Por causa desse estudo e de outra pesquisa realizada com cobaias, foi decidido que a sacarina não era um fator de aumento do risco de câncer de bexiga em seres humanos.
Atualmente, poucos produtos contêm sacarina. A Coca-Cola Diet e a Pepsi Diet usam uma mistura de sacarina e aspartame, assim como o Tab. Ela também é comercializada nos Estados Unidos com o nome Sweet 'N Low, um adoçante vendido em um sachê cor-de-rosa.
Fonte: refirgerante que utiliza sacarina
http://saude.hsw.uol.com.br/adocantes5.htm
http://www.diabetenet.com.br/conteudocompleto.asp?idconteudo=2270
http://www.rossetti.eti.br/dicuser/detalhe.asp?vini=19&vfim=19&vcodigo=1892
http://www.quimicaederivados.com.br/revista/qd419/edulcorantes1.htm

Um comentário:

Unknown disse...

Já foi postado pelo Caio da 22 B no moodle. Ele postou a informação no orkut.