segunda-feira, 2 de junho de 2008

Fibra de Vidro





Substância Sintética: Fibra de Vidro

Composição: aglomeração de finíssimos filamentos flexíveis de vidro (que é formado principalmente de silício, obtidos da areia) com resinas que pode ser de Silicone, Epóxi, Poliéster, Fenólicas e etc, podendo apresentar também óxidos metálicos em sua composição (Al2O3, Fe2O3, FeO, Cão, Na2O, K2O e etc).

Características: resistência e rigidez, baixa densidade, são fáceis de utilizar, são matérias muito leves, são fácies de reparar, têm uma boa resistência a corrosão e à abrasão, não deterioram e nem apodrecem. Possuem excelentes propriedades mecânicas. Pode ser encontrada de várias formas tais como: malha, fios, mantas entre outros.

Utilidades: Permite a produção a produção de peças com uma grande variedade de formatos e tamanhos, tais como, placas para montagem de circuitos elétricos, cascos e hélices de embarcações, piscinas, isolamento de cabos e condutores elétricos, caixas d’água, pranchas de surf, carrocerias de automóveis e milhares de outras coisas.

História: A história das fibras de vidro começou em 1836, quando foi patenteado na Europa um método de tecer vidro maleável. Em 1839, tecidos de fibra de vidro foram então colocados pela primeira vez em uma exposição industrial e, por volta de 1840, essa mesma fábrica começou a receber seus primeiros pedidos. Levou praticamente um século até que esse material ressurgisse no mercado mundial para utilização em isolamento de cabos e condutores elétricos. A partir de 1940, o desenvolvimento das resinas sintéticas promoveu uma ampla utilização para esse tipo de fibra e suas aplicações abriram uma grande variedade de mercados.

Curiosidades: As fibras de vidro são produzidas a partir do vidro em forma líquida, que é resfriado a alta velocidade. Através do controle de temperatura e velocidade de escoamento do vidro são produzidos vários tipos de filamentos com diâmetros variados. Os filamentos de diâmetro contínuo são tratados para melhorar a sua adesão e resistência à abrasão e umidade.
As fibras de vidro são produzidas em uma variedade de composições químicas, cada uma delas exibindo diferentes propriedades mecânicas e químicas, e designadas por uma letra do alfabeto. De toda essa variedade, as fibras de vidro do tipo E, C e S são as mais utilizadas. O interesse maior do construtor de barcos certamente é no vidro tipo E, feito originalmente para isolamento elétrico. Em geral, grande parte da produção de laminados de fibra de vidro nas mais diversas aplicações é feita com esse tipo de material. A demanda da indústria aeronáutica e aeroespacial por fibras mais resistentes e que tivessem propriedades mecânicas melhores que aquelas do tipo E, introduziu o tipo de fibra que se conhece por tipo S, fabricada desde 1960 nos EUA, enquanto na Europa uma empresa francesa desenvolveu a versão tipo R. Em sua formulação química, os vidros do tipo R e S contêm uma maior proporção de alumínio e sílica, o que pode representar um aumento de 20% a 40% nas propriedades mecânicas, quando comparados ao vidro tipo E.
A Fibra de Vidro é perigosa a saúde se inalada pelas vias respiratórias.
Além disso, a Fibra de Vidro é conhecida por uma gama de nomes diferentes mas que, na verdade, significam a mesma coisa. Você pode encontrar termos como fiberglass, plástico reforçado com fibra de vidro ou suas abreviaturas FRP, GRP, PRFV. Em todos os casos, esses termos e abreviaturas significam a utilização de fibra de vidro em conjunto com uma resina.


Juliana Saldanha - 22C

Um comentário:

Unknown disse...

Juliana,

Faltou citar as referências.