segunda-feira, 2 de junho de 2008


CAp/UFRj
Gabriela Oliveira 22C
Trabalho de Química – 2º bimestre
Isopropanol (álcool Isopropílico)

O Isopropanol, vulgo álcool Isopropílico, é uma substancia líquida incolor. miscível com a maior parte dos elementos orgânicos e de forte odor que se parece o de uma mistura de álcool com acetona. Ele é utilizado como solvente na industrialização de tintas, vernizes, thinners, removedores, perfumes, substancias anti-sépticas e acima de tudo para a limpeza de componentes eletrônicos e de informática.

A substancia Isopropanol pode ser obtida através da reação entre o propileno (CH3CH=C2) e ácido sulfúrico, seguido de tratamento com água.

Esse álcool se difere do álcool comum pelo fato da quantidade de água misturada na sua composição, ser mínima, menos de 1%, o que o torna diferente do normal, que tem uma quantidade maior de água na mistura. Como seu índice de água é baixíssimo, o Isopropanol se transforma na substancia mais aconselhável para a limpeza de eletrônicos (para esse material quanto menos água melhor), que foi citado no parágrafo acima como uma de suas utilidades. Outra explicação melhor para esse fenômeno foi dada for um navegador que diz:
“Durante o processo de produção do etanol, uma grande quantidade de água impura é deixada na solução. Quando digo impura, não é sujeira convencional não, e sim uma grande quantidade de íons contaminantes. Essas impurezas, aos poucos, vão causando a oxidação e corrosão dos metais presentes no que está sendo limpo. Já no isopropanol, o processo de produção garante uma solução com baixos índices de contaminantes e, principalmente, pouquíssima água, visto que esse álcool é vendido na sua forma anidra (sem água).”

O álcool isopropílico é extremamente inflamável, por isso pode causar diversas efeitos e problemas a saúde humana podendo causar quando inalado irritação das vias respiratórias, náuseas, dor-de-cabeça, tontura, vertigem, confusão, incoordenação, inconsciência e até o coma e a morte em exposições severas. Se houver um contato com os olhos irritação muito forte e se ingerido grandes problemas como a pneumonite química e edema pulmonar. Por isso, para utilizá-lo é necessário tomar alguns cuidados.

Essa substância sintética é tida como estável em relação a sua estabilidade química, ela não é compatível com alguns materiais como ácido sulfúrico, com formação de nitrogênio, alumínio, halogênios, entre outros. E, além disso, o isopropanol é uma substância orgânica porque contem uma cadeia de carbono.



Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lcool_isoprop%C3%ADlico
http://www.makeni.com.br/Portals/Makeni/prod/fispq/isopropanol
http://forum.clubedohardware.com.br/archive/fun-231-245/450998
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=36473
http://www.ibd.com.br/Downloads/DirLeg/Diretrizes/1.2.1.2P-National%20List%20Portugues%20092006.pdf
http://www.cefetce.br/Ensino/Vestibular/Provas/Vestibular/Gabarito/2006_1_Quimica.pdf

2 comentários:

Colégio de Aplicação da UFRJ - Química disse...

fodaa amiga!
tinhaa que ser da frozinha!

Unknown disse...

Gabriella,

Sem muitos comentários quanto ao conteúdo.
Editar os hiperlinks para que possamos acessá-los direto.
Interessante a informação sobre uso para limpeza de eletrônicos, havia esquecido dessa finalidade.