segunda-feira, 2 de junho de 2008

Lidocaína ou Xilocaína/ Alexandre 22C

Lidocaína ou Xilocaína

Utilização: A lidocaína é um fármaco e é usada como anestésico local e no tratamento a arritmia cardíaca, falta de ritmo da freqüência cardíaca.Uma das doenças classificada como arrítimica é a taquicardia ventricular, onde a freqüência ventricular passa dos 120 batimento por minuto.É utilizada também para anestesias locais em pequenas cirurgia, peridural e para endoscopia digestiva.

Meio de utilização: Para o efeito arrítmico sua utilização é intravenosa, mas em casos de emergência pode até ser endotraqueal
Para efeito anestésico local pode ser utilizada em spray, porém no caso da utilização via spray o caso de intoxicação é comum, como podemos ver na reportagem abaixo, obtida no site http://www.anvisa.gov.br/divulga/noticias/2007/300805_4.htm:
"Proibido uso de Lidocaína em forma líquida e spray sem dosador

A Anvisa determinou a proibição do uso, em todo o país, do medicamento Lidocaína, nas formas líquidas (solução oral) para uso interno e na forma spray, que não disponha de aplicador que garanta a exatidão da dose aplicada. Essas formas de apresentação do produto não garantem a segurança aos usuários. Qualquer erro na dosagem pode resultar em altas concentrações da substância no organismo do paciente, levando a reações adversas graves e até mesmo à morte. A decisão da Agência se deve aos riscos da rápida absorção da Lidocaína.

A medida foi tomada depois que três pacientes morreram e 12 apresentaram efeitos adversos após uso do medicamento, no hospital do município de Itagiba, no sul da Bahia. O medicamento é um anestésico utilizado em exames de endoscopia digestiva para diminuir o desconforto e os reflexos do esôfago."


Efeitos tóxicos: Nos casos de entoxicação mais comuns são relatados hipotensão arterial, sensação de cabeça leve, zumbidos no ouvido e formigamentos nas pontas dos dedos e da língua.Nos caso mais graves relata-se convulsões e colapso cardiovascular

Formulas(molecular e estrutural): C14H22N2O
Fórmula estrutural no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Lidocaine.svg#filelinks


Observação:A Lidocaína é uma alternativa a procaína devido ao fato deste último ser extremamente tóxico.


Fontes: pt.wikipedia.org


Alexandre Junior 22C

Um comentário:

Unknown disse...

Alexandre,

Faltou uma formatação adequada ao meio, incluindo tornar os links em hiperlinks. Não consegui acessar a página citada sobre a intoxicação por spray. As informações que li indicam toxidade apenas em sobredose, o que pode ser o caso citado.
Havia tempo hábil para tentar uma formatação posterior.