segunda-feira, 2 de junho de 2008

Ácido Ascórbico

Colégio de Aplicação da UFRJ
Nome: Marília de Figueiredo Jordão
Nº: 26
Turma: 22C


TRABALHO DE QUÍMICA

O Ácido Ascórbico (Vitamina C) pode ser produzida sinteticamente por indústrias farmacêuticas em forma de comprimidos e em forma de Aspirina (efervescentes).
É conhecido como uma substância capaz de proteger os efeitos do resfriado, mas esta decisão não é totalmente comprovada por alguns estudiosos. Acredita-se, na verdade, que a Vitamina C diminua os efeitos mais severos da gripe e não do resfriado.
A substância tem como efeito no metabolismo das pessoas a síntese do colágeno, fazendo com que o tecido conjuntivo se desenvolva, por exemplo, no caso de ferimento e queimaduras. Ela tem a capacidade de cicatrizar a pele posteriormente a esses acidentes, além de uma grande importância no caso de reações alérgicas.
A falta de Vitamina C no corpo humano pode ocasionar uma série de complicações, entre elas: Escorbuto (sangramento na gengiva, dores musculares, sensibilidade geral ao toque), Toquicardia, anemia. O excesso dessa Vitamina no corpo também pode ocasionar algumas reações adversas, como Diarréia, pedras nos rins e alterações no ciclo menstrual.
É importante lembrar que a Vitamina C quando exposta ao oxigênio do ar é destruída, assim perdendo seus efeitos benéficos. Assim, até mesmo com a água essa reação ocorre, o que explica o gosto ruim dos sucos prontos, por exemplo, em saquinho (artificiais). Estima-se que em uma hora o conteúdo vitamínico seja destruído e tenha desaparecido totalmente.

A fórmula mínima é descrita desta forma: C6H8O6

A fórmula estrutural é descrita desta forma:








Fonte: http://www.emedix.com.br/vit/vit009_1f_vitaminac.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vitamina_C

Um comentário:

Unknown disse...

Esqueceu de inserir a imagem. Estava disponível na wiki. Colocar os hiperlinks para as referências.