imagem: cadeira acrílica com design arrojado
Seu monômero é o metil propenoato de metila, um éster. Éster é um radical orgânico que se une ao resíduo de um ácido oxigenado, sendo esse ácido orgânico ou inorgânico. Este, por sua vez, é o ácido acrílico (C3H4O2), usado na produção de algumas resinas, dentre elas o próprio plástico acrílico. Este ácido se encaixa no “bloco” dos orgânicos, devido à presença, em espécies orgânicas, de cadeias de
I) Resistência química:
É um plástico bastante resistente, principalmente a alguns ácidos, soluções alcalinas, sais, gorduras e óleos, além de gases. É resistente também ao contato com bebidas e comidas, não ficando manchado e sendo aprovado para o contato com alimentos. A seguir, uma tabela que indica algumas resistências/ fragilidades do acrílico:
III) Também tem uma boa resistência à temperatura, devido a seu Ponto de Ebulição ser alto. Resiste a até aproximadamente 80°C, em uso contínuo. No entanto, não é recomendável que ele seja exposto a temperaturas maiores, pois pode causar danos ao objeto o qual ele constitui. Pelo fato de não ser facilmente quebrável, não significa que não quebre/ estoure, sendo essa quebra em grandes pedaços (embora não estilhace).
IV) Não conduz muito bem eletricidade, mas devido a sua dureza e rigidez, algumas indústrias vêm desenvolvendo tipos de acrílico para aplicações muito específicas, como o elastômero acrílico, que melhora razoavelmente esta questão.
imagem: pote para algodão feito de acrílico
VI) É um tipo de plástico que resiste bem às diferentes moldagens ou formas que a ele são dadas. É por isso que muitas esculturas, peças decorativas e acessórios com formas diferenciadas acabam por não serem tão fáceis de quebrar, o que, sob o ponto de vista comercial e estético, torna o acrílico versátil e confiável. Além disso, é facilmente reciclável e não demora para se degradar na natureza, além do que é reaproveitado muitas vezes antes que isso ocorra.
VII) Além de tudo, o acrílico é facilmente pigmentável, ou seja, pode ser tingido durante o seu fabrico e é encontrado no mercado em diferentes cores. Esse é um modo de chamar a atenção do consumidor, que tem diferentes oportunidades de escolha na hora de levar (ou não) um produto para casa.
Sua popularidade no meio industrial/ de bens de consumo é muito grande devido a todas as vantagens apresentadas por suas propriedades/ características. Sua aplicabilidade é muito variada a diversos produtos, dentre eles:
2) Utilidades domésticas, bem como copos, pratos, jarras, canecas, bandejas, porta-copo, taças, potes para biscoitos, para temperos, saladeiras, saleiros, etc.
3) Uso decorativo, tais como bibelôs, porta-retratos, jarro de flores, cinzeiros, esculturas, porta-jóias, pulseiras, etc.
4) Utensílios de construção civil, tais como toldos, janelas, divisórias, fachadas, gabinetes, tijolos de vidro, telhas, vitrais, etc.
5) Eletroeletrônicos, como por exemplo, luminárias, gabinetes (CPU) para computador, teclados, displays eletrônicos, telas, prismas, peças de aparelhos de som, etc.
6) Utilidades gerais, assim como cadeiras, urnas, lentes para óculos, lentes de binóculos, tubos, chapas, porta lápis, porta papel, organizadores, placas de identificação, etc.
7) Aplicação automobilística, na produção de lanternas de carros, painel de utilidades, botões e visores.
imagem: toldo para janela feito em acrílico verde.
Sites/ fontes consultadas como referência à pesquisa:
1 - http://www.acrilico.com.br/index.htm - Este site é de uma loja de peças em acrílico. Consultei-o porque ele possui um catálogo esclarecedor onde se expõem algumas peças feitas com o acrílico, e também mostra quais são os tamanhos/ formatos de placas que são vendidas. Faz-se sob encomenda e até mesmo há a elaboração de artigos decorativos como presente. Há, inclusive uma filial no Rio de Janeiro, sendo a matriz em São Paulo. Vale a pena conferir!
2 - http://www.dsebrasil.com.br/acrilico_dse.htm - Neste site há informações mais conceituais e mais bem aprofundadas a respeito das propriedades do acrílico. Cabe frisar que algumas informações são estéreis, pelo menos a nível de pesquisa e síntese, mas é muito bom porque em poucas linhas consegue dar boas explicações.
3 - http://en.wikipedia.org/wiki/Polymethyl_methacrylate - Página do Wikipedia com informações básicas sobre o acrílico. É inglês mas serviu para dar algumas informações básicas e um pouco mais "completas" do que a versão em português, no que diz respeito ao que é este plástico e seu histórico. De forma resumida, aproveitei as idéias principais.
4 - http://www.vick.com.br/vick/produtos/acrilico_2/acrilico.htm - Este link também é de um fabricante de peças em acrílico, mas ao contrário do link que coloquei acima (1), ele abrange mais a questão das propriedades, poré, infelizmente, se localiza em São Paulo. Aos interessados, vale a pena dar uma conferida para saber mais afundo sobre um dos tipos de plástico mais presentes no cotidiano.
5 - http://www.plasticos-do-sado.pt/pt/cat/acr/acr18.htm - Site de uma loja de placas acrílicas. Dentre os que eu vi é um dos mais incompletos, porém nas pinceladas que dá, há algumas informações que podem ser extraídas, principalmente com respeito ao histórico do acrílico.
2 comentários:
Allan,
Havia sentido falta da fórmula estrutural do polímero, mas você já acrescentou.
Excelente trabalho, bem articulado com as imagens e referências finais comentadas.
Talvez ainda pudesse sintetizar mais as informacões , tendo em vista o espaço de um blog, mas acho que contém o essencial. Difícil estabelecer esse limite. Vamos avaliando juntos.
Izabel Goudart
muito bom isso me ajudou não muito mas me ajudou
Postar um comentário