quarta-feira, 28 de maio de 2008

Codeína

A codeína é um fármaco alcalóide do grupo dos opiáceos (encontrada no ópio com concentrações que variam entre os 0.5% e 2,5%), comumente usado para amenizar dores moderadas, diarréias e tosses que não sejam causadas por bactérias.



Efeitos:

A Codeína é um tipo de droga de origem natural e mais usada em clinicas médias. Mesmo sendo menos potente que outros opiáceos, seu uso continuado induz a certa tolerância. A Codeína tem a capacidade de dilatar a pupila, dar uma sensação de má digestão e produzir prisão de ventre.

Essa droga faz com que a pessoas sinta menos dor podendo deixá-la sonolenta. A pressão do sangre e a respiração podem diminuir, também.

Como a codeína age:

A codeína age no cérebro bloqueando o centro da tosse e quando utilizada em doses maiores que a terapêuticas, ela age impedindo as regiões do cérebro que comandam diversas funções dos órgãos, causando sonolências, diminuição dos batimentos cardíacos, da temperatura do corpo, da pressão do sangue e da respiração em seu usuário, podendo levá-lo, até mesmo, ao coma.

A codeína está presente em vários analgésicos que, muitas vezes, são passados para mulheres que acabaram de da à luz para amenizar as dores do parto. Porém, isso pode ser perigoso para os bebês se estes forem ser amamentados pela mãe, pois pode colocá-los em risco de overdose de morfina. Esses remédios que contêm a codeína, se dissolvem no organismo e libertam morfina. Apesar de serem raros os casos de overdose de morfina em crianças que são amamentadas com leite materno, o risco existe e as conseqüências são graves, por isso as recomendações são que os médicos receitem às mães que amamentam, doses mais francas e por períodos curtos.


Fontes:

http://www.brasilescola.com/drogas/codeina.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Code%C3%ADna


Luiza Harab
22-B

2 comentários:

Unknown disse...

Luiza,

Um trabalho postado deve utilizar recursos disponíveis como links para destacar conceitos e palavras que não conhecemos ou não são comuns, como alcalóide, opiáceos , etc.
Revisar o texto , pois alguns erros de digitação podem ser encontrados e procurar ter atenção para informações que se repetem quando fazemos uma montagem de vários trechos.
Izabel

Unknown disse...

Faltou acrescentar que senti falta da fórmula molecular e nomenclatura como solicitado na pesquisa.