O Paracetamol é um remédio com propriedades analgésicas que inibe a síntese das prostaglandinas que são mediadores celulares responsáveis pelo aparecimento da dor. Também reduz a febre. Pode ser encontrado como cápsula, comprimido, gota, xarope ou injetável.
Histórico:
Por volta de 1873/1878, Harmon Northrop Morse sintetizou o paracetamol através da redução do penitrofenol (um composto orgânico) com o estanho (elemento Sn) em ácido acético (CH3COOH). Por décadas o paracetamol não foi usado com fins medicinais. Na década de 1940, pesquisadores descobriram que esta substância era melhor no combate de dores e febre pois os outros analgésicos estavam relacionados a um nível mais alto que o normal de metaheglobina no sangue que é uma forma de hemoglobina que não liga-se ao oxigênio. Isso pode causar anemia e hipóxia (baixo teor de oxigênio).
Em 1955 ele foi comercializado pela primeira vez como remédio contra dores e febres para crianças. Já em 1956 passou a ser vendido com receita em dose de 500mg. Só em 1963 que o paracetamol popularizou e passou a ser vendido sem receita para fins analgésicos.
Síntese:
FONTE: www.wikipedia.com (procurar por paracetamol, penitrofenol, ácido acético, metaheglobina , analgésico e prostaglandinas).
Postado por CORA RIBEIRO - 22C
2 comentários:
Cora,
Boa síntese de informações.
Postar a referência completa, dá para se perder na wiki.
A imagem da síntese está com baixa visualização , procure editar da próxima vez.
Na própria wiki, o tópico está muito bem comentado e com diversas informações. Já que não é um trabalho autoral , faça observações quanto `as referências que ache interessante e coloque links.
Postar um comentário