Oximetolona é comercializada no Brasil sob o nome de Hemogenin. Nos Estados Unidos, é conhecida como Anadrol 50, apresentando o maior índice de consumo dentre os anabolizantes. Uma pílula contem 50 miligramas da droga, enquanto esteróides como o Dianabol apresentam somente 5 miligramas.
A substância surgiu em 1960, com o objetivo de combater casos severos de anemia. Os resultados apresentavam-se positivos, porém foi comprovada uma série de efeitos colaterais. Desde então, drogas como o Epogen, menos danosas a saúde, substituíram a Oximetolona.
No início dos anos 90, vários laboratórios deixaram de produzir a substância. Contudo, nos anos seguintes, pesquisas revelaram excelentes resultados em pacientes portadores de HIV. Além de minimizar drasticamente a perda de massa muscular, não apresenta problemas com seu uso moderado. Com isso, a partir de 1998, o Anadrol voltou a ser produzido em larga escala.
O anabolizante estimula substancialmente a capacidade de oxigenação dos músculos, fazendo com que o usuário aumente a intensidade e a freqüência de seus treinamentos, sem demonstrar nenhum sintoma de desgaste físico.
É comum o ganho de massa em pequenos intervalos de tempo. Porém, a maior parte desse peso é conseqüência do grande aumento de retenção de água. Desse modo, a substância não é indicada para indivíduos que queiram garantir uma aparência definida do físico. Ainda assim, alguns competidores de fisiculturismo utilizam a droga com o objetivo de reter máximo volume muscular antes do começo da dieta rigorosa. Para combater os problemas de retenção hídrica, utilizam uma combinação de diuréticos e anti-estrogênicos.
A Oximetolona é uma das mais nocivas drogas anabólicas. Ela é metabolizada pelo fígado e destaca-se pelo alto teor hepatotóxico e cancerígeno. Podem ser mencionadas algumas conseqüências do uso do esteróide, especialmente quando o limite de seis semanas de uso é ultrapassado, tais como:
· Aparecimento de sintomas semelhantes à aromatização, sem a possibilidade de tratamento por meio de anti-aromatizantes ou anti-estrogênicos
· Rápido decréscimo dos ganhos obtidos, gerando a necessidade de consumo de outro tipo de anabolizante que restrinja essas perdas
· Pode causar sensação de irritabilidade, resultante do brusco aumento de androgênio no organismo
· Diminuição e até mesmo sim da produção de testosterona natural, incentivando a aplicação de outras substâncias, em busca de uma restauração
Recentemente, houve uma mudança no laboratório produtor da droga no Brasil. Alguns usuários alegam que o medicamento produzido pelo novo laboratório não produz os mesmo efeitos anabólicos em comparação ao anterior. Porém ainda não houve nenhuma confirmação real dos resultados.
Referências bibliográficas:
www.fabricademusculos.com.br/hemogenin-abc.htm
www.hipertrofia.org/blog/2007/06/16/ciclo-hemogenin/
pt.wikipedia.org/wiki/Oximetolona
Giulia Torres
22B
2 comentários:
Me senti humilhada.
Bia :)
Bom Post, Giuli!
Formate os links para acesso direto.
Postar um comentário