Já nos primeiros anos da era cristã, os gauleses ferviam sebo e cinzas para fabricar uma forma primitiva de sabão. Conhecido pelos romanos e fenícios e artigo de luxo na Idade Média, o sabão tornou-se produto de uso generalizado a partir do século XIX. Desde a segunda guerra mundial, a fabricação de sabão a partir de materiais naturais vem diminuindo em benefício do detergente sintético.
Os sabões e detergentes sintéticos são constituídos de uma longa cadeia hidrocarbônica, que em média contém de 12 a 20 átomos de carbono, sendo, portanto solúvel em óleos e gorduras (hidrofóbica), e acompanhada de uma extremidade polar (hidrofílica).
Em 1890, o químico alemão A. Kraft observou que pequenas cadeias de moléculas ligadas ao álcool funcionavam como sabão. Kraft produziu o primeiro detergente do mundo. Com um arranque modesto, o uso de detergentes ligeiramente se popularizou. Desde então, a busca de métodos de lavagem rápida e eficaz, levou os fabricantes a investir na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos que facilitassem as tarefas domésticas.
Em 1955, o produto da marca Omo foi lançado em Portugal. Sendo o primeiro detergente para a roupa, adotou a difícil tarefa de tentar inverter a tendência de compra das tradicionais barras de sabão e levar as donas de casa a optar pelo detergente. Com a introdução das máquinas de lavar roupa em Portugal, outras marcas surgiram.
Além disso, as questões ecológicas têm vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante na evolução do mercado dos detergentes. As recentes preocupações com o meio ambiente impostas pelas legislações ambientais, levaram à proliferação de produtos de limpeza doméstica baseados em ingredientes biodegradáveis e considerados menos nocivos para a natureza.
Vejamos as diferenças entre um detergente comum e um biodegradável:
Stephanye – 22C
3 comentários:
Stephanye,
Bom trabalho. Considero que você postou as informações essenciais para boa compreensão do tópico.
Sugiro transformar os links em hiperlinks de forma que possam ser acessados direto.
Quanto `as substâncias citadas , poderia criar links para maior aprofundamento. O que torna um detergente biodegradável? Qual a sua importância?
Um trabalho postado não pode ser muito longo, mas temos os recursos de ir de uma página a outra. Você conseguiu uma boa síntese para um tópico não específico como detergentes, identificando substâncias específicas desenvolvidas no séc. XX para uso.
Izabel Goudart
Izabel Goudart
esse foi um belíssimo post
para mim foi de grande utilidade
estava procurando essas informações(origem e composição dosprodutos de limpeza) a muito tempo
parabens
Postar um comentário