Descoberto por um francês na década de 60, em estudos do GABA - um neuromatransmissor inibitório. O GHB é um metabólito do GABA, com sua concentração maior no nível cerebral.
Pode ser encontrado na forma líquida e também na forma sólida – cápsulas e pó. Quando em líquido, não possui odor e seu gosto é levemente salgado.
Popularmente é conhecido como: “Ecstasy líquido”
Mas enquanto o ecstasy é um estimulante do sistema nervoso central, o GHB é um depressor.
Os efeitos aparecem logo após 10 minutos do consumo. Dentre eles estão efeitos semelhante ao do ecstasy – por isso a associação – tal como a euforia, o relaxamento, o bem estar entre outros. Em alguns casos egeitos negativos como náuseas, enjôos, vômitos, dores de cabeça entre outros.
Em meados dos anos 90, com a moda clubber, o GHB entrou para o rol das chamadas club drugs – as drogas de boate, das quais fazem parte também o ecstasy e a ketamina, um analgésico para cavalos usado como alucinógeno nos clubes noturnos. A morte de uma estudante americana de 15 anos por overdose de GHB, em 1999, levou o governo dos Estados Unidos a proibir a fabricação da substância.
FONTES: psicologia.pt
wikipedia Pt e En
www.adroga.casadia.org/drogas/ghb.htm
Daphne Barreto 22B
quarta-feira, 28 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Daphne,
Falta as fórmulas, nomenclatura e uma seleção de informações importantes relativas ao GHB. Links, referências completas , etc.
Postar um comentário