segunda-feira, 12 de maio de 2008

Pedro Souto - 22B

Estudo sobre o Prozac - Fluoxetina

1. Histórico

O Prozac foi a primeira de uma nova classe de drogas, chamada Inibidoras da Reabsorção de Serotonina, a ser aprovada para uso nos Estados Unidos. Ela foi primeiro liberada para o tratamento de depressão na Bélgica em 1986 e nos Estados Unidos em 1987. Desde então, já foi aprovada e comercializada em mais de 90 países e usada por mais de 40 milhões de pessoas no mundo.

Mais tarde se descobriu que uma dosagem maior de Prozac tinha efeito para pacientes com Bulimia e foi liberada para este uso pelo FDA* em 1996.

Em apenas dois anos, o Prozac atingiu o status de droga mais prescrita e ainda é hoje o anti-depressivo mais utilizado mundialmente.

O primeiro artigo científico relatando a eficiência do Cloridrato de Fluoxetina como um inibidor da reabsorção da serotonina foi aceito para publicação em 1975. Este artigo veio dos Laboratórios Eli Lilly de Pesquisa.

Os mais recentes desenvolvimentos envolvem a síntese assimétrica dos enantiômeros da Fluxoetina.

2. Propriedades

Cloridrato de Fluoxetina

Cloreto de 3-(p-trifluorometilfenóxi)-N-metil-3-fenilpropilamônio


C17H18F3NO.HCl



2.1 Cápsula de Prozac

Em cada cápsula do medicamento o cloridrato de fluoxetina esta associado a amido, gelatina, silicone, dióxido de titânio, dióxido de ferro e outros ingredientes inativos

3. Características

O Cloridrato de Fluoxetina é um sólido branco cristalino com ponto de fusão de 158.4-158.9°C. Possui solubilidade de 14 mg/mL de água, livremente solúvel em metanol e etanol, solúvel em acetonitrila, clorofórmio e acetona, praticamente insolúvel em tolueno, ciclohexano e hexano.



4. Efeitos Colaterais

Efeitos Alérgicos: coceira.

Efeitos Neurológicos: dor de cabeça, tremores, tonturas.

Efeitos Comportamentais: insônia, ansiedade, nervosismo, agitação, tonturas e fadiga.

Efeitos Respiratórios: bronquite, rinite.

5. Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fluoxetina

http://www.ch.ic.ac.uk/local/projects/veitch/index.html

Um comentário:

Colégio de Aplicação da UFRJ - Química disse...

Pedro,

Fui ao site referenciado por você e observei que você postou a tradução de alguns tópicos.
As informações básicas foram destacadas. Sugiro acrescentra links para outros sites que trazem informações adicionais. Leia as observações que fiz para o Renan, ainda que não se aplique completamente ao seu trabalho.
Antidepressivos e medicamentos do gênero muitas vezes são utilizados inadequadamente, ainda que prevejam o uso por prescrição médica. Li uma reportagem bem interessante neste link, deixo aqui como sugestão:
http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3816&ReturnCatID=1786