quinta-feira, 29 de maio de 2008




Leticia Monteiro
22A

Politetrafluoretileno


O Politetrafluoretileno (PTFE) é um plástico que foi descoberto acidentalmente em 1938, pelo americano Roy J. Plunkett (1910-1994).
Quando Plunkett tentava criar um novo refrigerante com perfluoretileno polimerizado pressurizado em um recipiente. Na reação química original, o ferro presente no recipiente atuou como catalisador.
O PTFE pode ser sintetizado pela polimerização do monômero de tetrafluoretileno sobre pressão, usando catalisadores de radicais livres; ou pode ser produzido por uma substituição direta dos átomos de hidrogênio do polietileno por flúor, usando polietileno e gás flúor a 20°C.
A substância foi patenteada pela empresa DuPont, sob o nome de Teflon. A marca possui ainda outras derivações de resinas do PTFE, como a resina PFA ( perfluoroalcóixido), a resina FEP ( etileno propileno fluorado ) e a resina ETFE ( etil tri fluor etileno ).
Sua fórmula química é CnF2n.
À temperatura ambiente, é um sólido branco e cristalino. Possui densidade de aprox. 2.2g/cm³, seu ponto de ebulição é de 327°C, sendo assim, pode suportar temperaturas muito altas e muito baixas (-200°C à + 260°C). Possui um número de oxidação muito alto. Por possuir o segundo menor coeficiente de atrito entre os sólidos (quase nulo), o PTFE possui uma boa resistência à aderência. É uma substância praticamente inerte, não reagindo com outras substâncias químicas exceto em situações muito especiais (devido à proteção dos átomos de fluor sobre a cadeia carbônica). Tem a característica de ser hidrofóbico e lipofóbico. Ou seja, é uma substância que reage com raríssimos solventes (água régia e metais alcalinos em fusão). Podemos assim, perceber a sua característica de impermeabilidade. É flexível em seções finas e razoavelmente rígido em seções grossas, um ótimo amortecedor de vibrações, possível de ser colado (desde que tratado quimicamente), e é pouquíssimo afetado pelo tempo. Além de não ser inflamável, mas ser resistente a fogo e abrasivos, antiadesivo e isolante elétrico.
Porém a substância tem suas desvantagens: alto custo, por ter uma transformação mais difícil que a dos outros plásticos, baixa resistência a radiação.
As aplicações do PTFE são muitas:


- Revestimento de frigideiras, panelas e outros de cozinha, pois evita que o alimento grude na superfície.
- Material para placas de circuito impresso usadas em freqüências de microondas.
- Próteses e piercings, devido a sua aceitabilidade pelo corpo humano, flexibilidade e característica de não ser tóxico.
- Mouse de computadores, devido ao baixo coeficiente de atrito.
- Forro de válvulas e canos.
- Diafragmas.
- Isolamento elétrico de alta temperatura.
- Ligas e anelamentos.
- Recipientes que contenham substâncias altamente corrosivas.
- Projéteis (que atravessam coletes à prova de balas com amis facilidade que os comuns).
- Pintura de superfícies que previnem que insetos pousem sobre ela.



Fonte:

http://www.mecadi.com/en-enzyklopedia-PTFE.htm#PTFE
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teflon
http://www.infopedia.pt/$politetrafluoretileno
http://www.gluon.com.br/blog/2006/11/30/teflon-panelas/
http://en.wikipedia.org/wiki/Polytetrafluoroethylene#Production
http://www.azom.com/details.asp?ArticleID=804
http://www.megaflon.com.br/site/novidades.htm

Nenhum comentário: