terça-feira, 1 de julho de 2008

O Ciclamato

Característica: Artificial
IDA* mg/kg: 11,0
Poder adoçante: 40 vezes
Metabolização: não
Sensibilidade ao calor: não
pH: estável
Ano de descoberta: 1939
Calorias (unidade): 0
Principais produtores: Abbot

O ciclamato é cerca de 30 vezes mais doce que a sacarose (açúcar comum). Não possui valor calórico, pois não é metabolizado no organismo humano, sendo assim, muito utilizado em regimes alimentares e por diabéticos. O ciclamato é normalmente utilizado para reduzir o conteúdo calórico de alimentos e bebidas, também melhorando o sabor.
Em alguns países o uso do ciclamato nos alimentos é proibído, pois devido às experiências de introdução de altas doses de ciclamato em ratos e o surgimento de tumores nesses ratos, suspeitou-se que o ciclamato estava prejudicando a saúde dos ratos. Porém, estudos superiores realizados nos EUA demostraram que as suspeitas que o ciclamato poderia levar à formação de tumores em animais eram incorretas. Foi provado, então, que o ciclamato não ofereceu risco à saúde.

Seu nome comercial é Ciclamato, seu nome químico é Ácido N-Ciclohexilsulfâmico, sua fórmula química é C6H13NO3S

2 comentários:

Colégio de Aplicação da UFRJ - Química disse...

aaaaah esqueci de botar meu nome!!!
NINA 22B!!!!!!!

Colégio de Aplicação da UFRJ - Química disse...

Nina,

O ciclamato foi escolhido pelo Caio e foi uns dos primeiros tópicos a ser postado no Moodle. Uma das questões relevantes é a controvérsia de seu uso. Referências com as duas posições são importantes para contribuir na formação de opinião sobre esse assunto e confrontar dados. Por exemplo, em uma das fontes que consultei, o ano de descoberta foi 1937. Faltou as referências teóricas e fórmula estrutural. A postagem também foi realizada depois do dia 26/06.
A nota lançada é simbólica: 0,25/1,5