sábado, 31 de maio de 2008

LSD-25


Aluna: Patrícia Furtado Martins
Turma: 22A

LSD-25

LSD é o acrônimo de Lysergsäurediethylamid, palavra alemã para a dietilamida do ácido lisérgico, uma substância sintética fabricada em laboratório, que é uma das mais potentes substâncias alucinógenas conhecidas. Uma dose de apenas cem microgramas causa um brutal aumento nos sentidos, afetando também os sentimentos e a memória por um período que pode variar de seis a quatorze horas.
Foi descoberto em 1943 por um cientista suíço, Albert Hofmann, que estudava alcalóides (substâncias encontradas nos vegetais) extraídos de fungos que atacam o centeio e cereais. Este cientista trabalhava com os alcalóides da ergotina, sobretudo a Dietilamida do Ácido Lisérgico, substância que ele próprio, cinco anos antes (1938), havia composto a partir da associação experimental da Dietilamida do Ácido Lisérgico-25 e cuja fórmula final resultou no tratamento de destro-dietilamida do ácido lisérgico-25 (este nome indica que, além da combinação química básica, a droga desvia a luz polarizada para a direita - destro -, é solúvel na água e foi a vigésima quinta de uma série de anotações experimentais).
Hofmann descobriu os efeitos da substância quando esta, acidentalmente, infiltrou-se em sua corrente sanguínea. O que aconteceu foi registrado pelo próprio professor:
“No último sábado, 16 de abril de 1943, eu fui para casa afetado por inquietação e tontura. Em casa, eu me deitei e mergulhei numa condição não-desagradável de imaginação extremamente estimulada. Com os olhos fechado, percebi um fluxo de imagens fantásticas, com formas extraordinárias e um jogo caleidoscópico de cores intensas. Depois de duas horas essa condição sumiu.”
A partir da década de 60, o LSD passou a ser utilizado como droga, nos períodos áureos da influencia da cultura hippie e do professor de Harvard, Timothy Leary.
O LSD se caracteriza pela sua rápida absorção intestinal, com grandes efeitos em baixíssimas doses, que duram vários dias e indução ao vicio rapidamente. Os efeitos sensíveis do LSD, inicialmente são a taquicardia, aumento da temperatura e dilatação das pupilas (efeito simpático); na seqüência, passa a apresentar distorções da percepção sensorial e alucinações visuais e auditivas (inibe a atividade dos neurônios do rafe), com perda da sensibilidade dolorosa. Alguns usuários podem persistir com os efeitos alucinatórios por muito tempo, simulando um quadro esquizofrênico.
Atualmente não é utilizada na terapêutica, apesar de já ter sido extensivamente usada e pesquisada em décadas passadas.
A fabricação de LSD requer equipamentos de laboratório e experiência na área da química orgânica. Leva-se dois ou três dias para produzir 30 a 100 gramas do composto puro.

Fórmula molecular: C20H25N3O
Ponto de fusão: 80°
Meia vida: 3h
Administração: oral, intravenosa, transdermal
Obs: Albert Hofmann morreu na manhã do dia 29 de abril aos 102 anos.




Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/LSD#Estabilidade
http://www.imesc.sp.gov.br/infodrogas/lsd25.htm
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/alucinogenos/alucinogenos.php
Revista Época nº 520

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Eritrosina- Laura 22A

ERITROSINA - CORANTE!





Fórmula molecular:





Eritrosina ou tetraiodofluoresceína, C.I. 45430 (Vermelho Ácido 51) é um corante rosa-cereja (bastante parecido com o vermelho), cuja fórmula química é C20H8I4O5.



Obtenção: É obtido pela reação do iôdo com a fluoresceína, de maneira homóloga a do bromo na eosina



Usos: É usado principalmente como corante para alimentos, em tintas de impressão, como corante biológico e na produção de produtos corantes da placa bacteriana em dentes.



Exemplo: EVIFORM® um evidenciador de placa bacteriana à base de Eritrosina, um corante alimentar atóxico, que evidencia a placa e as mucosas tingindo-as de rosa.

Cuidados: Pode causar a fotossensibilidade (sensibilidade à luz) e pode ser cancerígeno. E pode também causar a hipertireoide.





Validade: Fechado nas condições de armazenamento abaixo indicadas, possui vida útil de 4 anos na sua embalagem, quando retirado pode absorver umidade e assim mudar sua validade. A estabilidade química dele é indefinida.


-> Concentração de cor (pureza): 85,0% mínimo.


-> Umidade a 135ºC, Cloretos e Sulfatos de sódio: 15,0 máximo.


-> Material insolúvel em água: 0,5% máximo.


-> Extratos etéreos: 0,3% máximo


-> Intermediários: 1,0 máximo


-> Subsidiários: 6,0 máximo


-> Chumbo como Pb: 10 ppm máximo


-> Arsênio como As: 3 ppm máximo


-> Metais pesados: 10 ppm máximo


-> Óxidos: 1,0% máximo











Bibliografia:





* http://www.pluryquimica.com.br/pdf/Corante%20Vermelho%20Eritrosina.pdf


* http://pt.wikipedia.org/wiki/Eritrosina





Trabalho da Laura - 22A

quinta-feira, 29 de maio de 2008




Leticia Monteiro
22A

Politetrafluoretileno


O Politetrafluoretileno (PTFE) é um plástico que foi descoberto acidentalmente em 1938, pelo americano Roy J. Plunkett (1910-1994).
Quando Plunkett tentava criar um novo refrigerante com perfluoretileno polimerizado pressurizado em um recipiente. Na reação química original, o ferro presente no recipiente atuou como catalisador.
O PTFE pode ser sintetizado pela polimerização do monômero de tetrafluoretileno sobre pressão, usando catalisadores de radicais livres; ou pode ser produzido por uma substituição direta dos átomos de hidrogênio do polietileno por flúor, usando polietileno e gás flúor a 20°C.
A substância foi patenteada pela empresa DuPont, sob o nome de Teflon. A marca possui ainda outras derivações de resinas do PTFE, como a resina PFA ( perfluoroalcóixido), a resina FEP ( etileno propileno fluorado ) e a resina ETFE ( etil tri fluor etileno ).
Sua fórmula química é CnF2n.
À temperatura ambiente, é um sólido branco e cristalino. Possui densidade de aprox. 2.2g/cm³, seu ponto de ebulição é de 327°C, sendo assim, pode suportar temperaturas muito altas e muito baixas (-200°C à + 260°C). Possui um número de oxidação muito alto. Por possuir o segundo menor coeficiente de atrito entre os sólidos (quase nulo), o PTFE possui uma boa resistência à aderência. É uma substância praticamente inerte, não reagindo com outras substâncias químicas exceto em situações muito especiais (devido à proteção dos átomos de fluor sobre a cadeia carbônica). Tem a característica de ser hidrofóbico e lipofóbico. Ou seja, é uma substância que reage com raríssimos solventes (água régia e metais alcalinos em fusão). Podemos assim, perceber a sua característica de impermeabilidade. É flexível em seções finas e razoavelmente rígido em seções grossas, um ótimo amortecedor de vibrações, possível de ser colado (desde que tratado quimicamente), e é pouquíssimo afetado pelo tempo. Além de não ser inflamável, mas ser resistente a fogo e abrasivos, antiadesivo e isolante elétrico.
Porém a substância tem suas desvantagens: alto custo, por ter uma transformação mais difícil que a dos outros plásticos, baixa resistência a radiação.
As aplicações do PTFE são muitas:


- Revestimento de frigideiras, panelas e outros de cozinha, pois evita que o alimento grude na superfície.
- Material para placas de circuito impresso usadas em freqüências de microondas.
- Próteses e piercings, devido a sua aceitabilidade pelo corpo humano, flexibilidade e característica de não ser tóxico.
- Mouse de computadores, devido ao baixo coeficiente de atrito.
- Forro de válvulas e canos.
- Diafragmas.
- Isolamento elétrico de alta temperatura.
- Ligas e anelamentos.
- Recipientes que contenham substâncias altamente corrosivas.
- Projéteis (que atravessam coletes à prova de balas com amis facilidade que os comuns).
- Pintura de superfícies que previnem que insetos pousem sobre ela.



Fonte:

http://www.mecadi.com/en-enzyklopedia-PTFE.htm#PTFE
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teflon
http://www.infopedia.pt/$politetrafluoretileno
http://www.gluon.com.br/blog/2006/11/30/teflon-panelas/
http://en.wikipedia.org/wiki/Polytetrafluoroethylene#Production
http://www.azom.com/details.asp?ArticleID=804
http://www.megaflon.com.br/site/novidades.htm




Ecstasy

O Ecstasy, também conhecido como pílula do amor ou pílula do recreio, tem como princípio ativo o MDMA (Metileno – dimetoxi – metanfetamina), agindo aumentando a produção e a diminuição da reabsorção da serotonina, dopamina e noradrenalina.
O MDMA foi sintetizado pela Merck em 1914 com a finalidade de ser usado como um supressor do apetite, mas nunca foi usado com essa finalidade. Somente em 1960 foi redescoberto sendo indicado como elevador do estado de ânimo e complemento nas psicoterapias. O uso recreativo surgiu em 1970 nos EUA. Em 1977 foi proibido no Reino Unido e em 1985 nos EUA.
O Ecstasy pode ser inalado, na forma de vapor, injetado ou via oral, na forma de comprimido. Seus efeitos são sentidos após 27 minutos.

Principais efeitos:

- Dilatação das pupilas
- Elevação do humor
- Aceleração da freqüência cardíaca
- Sensação subjetiva de aumento da energia
- Aumento da tensão muscular;
- Aumento da temperatura corporal;
- Dores de cabeça, náuseas e perda de apetite;
- Boca seca e insônia;
- Aumento do estado de alerta;
- Maior interesse sexual;
- Sensação de estar com grande capacidade física e mental;
- Atraso do sono;
- Euforia e bem estar;
- Aumento da sociabilização e extroversão;
- Aumento da sensação de intimidade;
- À longo prazo, pode causar lesões celulares irreversíveis, dificuldade de memória, dificuldade de tomar decisões, impulsividade e perda do autocontrole, paranóia, alucinação e despersonalização e depressão profunda.

Ainda não é comprovado que o Ecstasy cause dependência física.

Forma Molecular: C11H15O2N
Forma Estrutural:












Fontes:
Nome : Rachel Castro
Turma: 22B

Jéssica Felipe- 22 A

Procaína

Segundo o dicionário HostDime a definição para procaína é:

s.f. Química Substância cristalina, usada como
anestésico local.


Mas com certeza a procaína tem muito mais a nos dizer!



A procaína é uma substância sintetizada em 1905 pelo químico alemão Alfred Einhorn (1857-1917) que deu ao produto químico o nome comercial de "Novocaína", do latim "Novus" (novo) mais "caine" como na "cocaína". Devido ao largo uso do nome comercial "Novocain", a procaína é conhecida às vezes genericamente como novocaína ou o novacaína

Fórmula estrutural da Procaína


A procaína é uma droga anestésica local do amino grupo do éster,ela é usada principalmente para reduzir a dor da injeção intra-muscular da penicilina, e usada também na odontologia. A procaína é usado raramente hoje, já que existem alternativas mais eficazes (e menos susceptíveis a reações alérgicas) tais como o lidocaína ou xilocaína(http://pt.wikipedia.org/wiki/Lidoca%C3%Adna)

A fonte de rejuvenescimento

A Procaína é consumida como poção antienvelhecimento por 60 mil brasileiros.A procainoterapia é um verdadeiro sucesso entre as pessoas que têm condições financeiras suficientes para arcar com essa terapia.(Já que seis meses de tratamento custam R$5.000,00)

Enfim,o que se sabe é que não há comprovação de que a Procaína funcione em tratamento de rejuvenescimento.







Antienvelhecimento?

Procaína:Usar ou não usar?


O uso da procaína divide opiniões na medicina.Há quem diga que a procaína é a chave para o rejuvenescimento. A responsável pela introdução da procaína na lista dos elixires milagrosos da juventude foi a médica romena Anna Aslan. Ainda na década de 50, ela teria percebido que quem usava o anestésico relatava melhora no bem-estar. A partir de então, o uso da substância transformou-se numa espécie de segredo passado de boca em boca. Como toda fórmula mágica de felicidade e beleza, porém, a procaína também é motivo de polêmica. O principal argumento dos críticos do tratamento é o de que falta embasamento científico para sua utilização. Na verdade, segundo os críticos, até hoje os trabalhos científicos mostraram apenas que a procaína teria um efeito antidepressivo em alguns pacientes



Rejuvenescedor Gerovital GH3 Gold com Procaina



Referências bibliográficas:

-->http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDG59305-6014,00-A+INJECAO+DA+MODA.html - Site trata do assunto:"Injeção da moda".


--> http://www.esteticabrasil.com.br/procainoterapia.htm - Aqui está um site que explica toda a procainoterapia.


-->http://www.terra.com.br/istoe/1775/medicina/1775_quero_ser_jovem_02.htm - Site que trata das Controvérsias em relação ao uso da Procaína


-->http://www.hostdime.com.br/dicionario/procaina.html -Site do dicionário pesquisado logo inicio do trabalho:HostDime.


-->http://corpoacorpo.uol.com.br/Edicoes/233/artigo88258-1.asp - Site que mostra os aspectos negativos da aplicação da procaína


-->http://pt.wikipedia.org/wiki/Proca%C3%ADna - Explicação do que é Procaína.

















































Giulia Torres - 22B


Oximetolona é comercializada no Brasil sob o nome de Hemogenin. Nos Estados Unidos, é conhecida como Anadrol 50, apresentando o maior índice de consumo dentre os anabolizantes. Uma pílula contem 50 miligramas da droga, enquanto esteróides como o Dianabol apresentam somente 5 miligramas.


Fórmula molecular: C21H32O3

A substância surgiu em 1960, com o objetivo de combater casos severos de anemia. Os resultados apresentavam-se positivos, porém foi comprovada uma série de efeitos colaterais. Desde então, drogas como o Epogen, menos danosas a saúde, substituíram a Oximetolona.

No início dos anos 90, vários laboratórios deixaram de produzir a substância. Contudo, nos anos seguintes, pesquisas revelaram excelentes resultados em pacientes portadores de HIV. Além de minimizar drasticamente a perda de massa muscular, não apresenta problemas com seu uso moderado. Com isso, a partir de 1998, o Anadrol voltou a ser produzido em larga escala.

O anabolizante estimula substancialmente a capacidade de oxigenação dos músculos, fazendo com que o usuário aumente a intensidade e a freqüência de seus treinamentos, sem demonstrar nenhum sintoma de desgaste físico.

É comum o ganho de massa em pequenos intervalos de tempo. Porém, a maior parte desse peso é conseqüência do grande aumento de retenção de água. Desse modo, a substância não é indicada para indivíduos que queiram garantir uma aparência definida do físico. Ainda assim, alguns competidores de fisiculturismo utilizam a droga com o objetivo de reter máximo volume muscular antes do começo da dieta rigorosa. Para combater os problemas de retenção hídrica, utilizam uma combinação de diuréticos e anti-estrogênicos.

A Oximetolona é uma das mais nocivas drogas anabólicas. Ela é metabolizada pelo fígado e destaca-se pelo alto teor hepatotóxico e cancerígeno. Podem ser mencionadas algumas conseqüências do uso do esteróide, especialmente quando o limite de seis semanas de uso é ultrapassado, tais como:



· Alterações significativas nos valores das enzimas hepáticas

· Aparecimento de sintomas semelhantes à aromatização, sem a possibilidade de tratamento por meio de anti-aromatizantes ou anti-estrogênicos

· Rápido decréscimo dos ganhos obtidos, gerando a necessidade de consumo de outro tipo de anabolizante que restrinja essas perdas

· Pode causar sensação de irritabilidade, resultante do brusco aumento de androgênio no organismo

· Diminuição e até mesmo sim da produção de testosterona natural, incentivando a aplicação de outras substâncias, em busca de uma restauração

Recentemente, houve uma mudança no laboratório produtor da droga no Brasil. Alguns usuários alegam que o medicamento produzido pelo novo laboratório não produz os mesmo efeitos anabólicos em comparação ao anterior. Porém ainda não houve nenhuma confirmação real dos resultados.



Referências bibliográficas:

www.fabricademusculos.com.br/hemogenin-abc.htm

www.hipertrofia.org/blog/2007/06/16/ciclo-hemogenin/

pt.wikipedia.org/wiki/Oximetolona

Giulia Torres

22B

.:.Cocaína.:.

*O que é?
É uma droga psicoativa viciante, extraída da planta Erythroxylon coca, nativa da Bolívia. Seu consumo se dá pelas vias intranasal (mais utilizada), pulmonar e intravenosa, sendo esta última a mais perigosa. Leva a aceleração do envelhecimento, e gera profundos danos cerebrais. É um sal (hidrocloreto de cocaína), sendo um pó branco e cristalino. Ao ser misturada com bicarbonato de sódio, passa a ser alcalina e a ser denominada crack.




*Como age?
Age bloqueando a condução de impulsos nas fibras nervosas, gerando alucinações e sensação de relaxamento, acompanhada de euforia. Esta última deve-se ao fato de a droga impedir o transporte de dopamina.



*Porque vicia?


Como as demais drogas, seu vício se dá devido a perda da eficácia com o uso. Na primeira vez, a sensação de usar a droga é ótima. Nas vezes subseqüentes, no entanto, a sensação é sempre “inferior”, seja porque o organismo passa a eliminar a droga com mais velocidade ou porque o tecido-alvo se acostumou com a sensação propiciada pela droga. Com isso, o usuário é induzido ao consumo de doses cada vez maiores, correndo o risco de ter uma overdose





*Ficha técnica


Nome comercial: Cocaína
Nome químico: Benzoilmetilecgonina



Fórmula: C17H21NO4





*Curiosidades


*Já foi usada como anestésico local, sendo substituída ao serem percebidos seus efeitos psicotrópicos.
*Até 1929, estava incluída dos ingredientes da Coca-cola, sendo seus efeitos os principais atrativos da bebida.




*Bibliografia
http://www.cerebromente.org.br/n08/doencas/drugs/anim1.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Coca%C3%ADna
http://www.brasilescola.com/drogas/cocaina.htm

http://www.psicosite.com.br/tra/drg/cocaina.htm




Beatriz Thompson-22B

Rogério Bento 22A

Polimetilmetacrilato

O polimetilmetacrilato foi sintetizado pela primeira vez em 1902 pelo químico alemão Röhm e patenteado como Plexiglas em 1928. Em 1940 foi usada a primeira placa de Plexiglas para cobrir um defeito na calota craniana. Já em 1947 Judet introduziu a primeira prótese de costela feita de PMMA. Charnley em 1960 usou pela primeira vez a substância como cimento ósseo para fixação de uma prótese de Moore. Foi ainda usado por Bucholz como um carreador de antibióticos, como a gentamicina, em 1971 e, em 1974 Klemm introduziu o uso de cadeias de gentamicina e PMMA para o tratamento da osteomielite.Os compostos de microesferas de PMMA têm sido amplamente utilizados na cirurgia plástica para reconstrução e preenchimento de tecidos moles, no Brasil está sendo utilizada em planos profundos com excelentes resultados.
O uso dos compostos de PMMA tem sido descrito na literatura para diversos fins, desde para a correção de cicatrizes ocasionadas por acne, passando por seqüelas decorrentes de trauma e por fim, até para a correção de rugas.
Com o intuito de facilitar sua aplicação e minimizar os riscos foram criadas microcânulas tanto pata implantação do PMMA quanto para analgesia (Ncul), estas sãoo atraumáticas, não provocando lesão vascular.O uso de PMMA no campo medico foi prática comum desde 1945. O PMMA é aplicado em prostheses dentais, implants nas costelas, cimento de osso, lentes inter-ocular, material do reparo para a cirurgia cranio-facial tão bem como muitos outros dispositivos médicos. o vascular. O Metacrill é composto de microesferas de PMMA com diâmetros ao redor de 40 micra, em suspensão em meio colóide de carboxi-metilcelulose.
O Artecoll é composto por microesferas de PMMA, de 30 a 42 mícrons de tamanho, suspensas num gel carreador a base de água composto de 3.5% de colágeno bovino com remoção do final de uma cadeia telopeptídia imunogênica, o que diminui sua antigenicidade. São adicionados ainda 0.3% de lidocaína.

Referências:
http://www.biomodulacaocorporal.com.br/polimetilmetacrilato_bioplastia.htm

Felipe Almeida Martins - 22A

POLIESTIRENO

Poliestireno é um homopolímero resultante da polimerização do monômero de estireno.
À temperatura ambiente, o poliestireno apresenta-se no estado sólido. Trata-se de uma resina do grupo dos termoplásticos, cuja característica reside na sua fácil flexibilidade ou moldabilidade sob a ação do calor. Os processos de moldagem do poliestireno são principalmente a termoformagem a vácuo e a extrusão. Sob a ação do calor, a resina toma a forma líquida ou pastosa, moldando-se com facilidade em torno de um molde. Com o resfriamento após a moldagem, o produto readquire o estado sólido, na forma de peças tais como copos descartáveis, lacres de barril de chope e tantas outras peças de uso doméstico ou embalagens.

É um termoplástico duro e quebradiço com transparência cristalina, semelhante ao vidro, e foi descoberto acidentalmente em 1839 por Eduard Simon, um apotecário em Berlim, a partir de uma resina de âmbar destilada.

Existe, também, um processo específico de polimerização do estireno, que emprega um gás de expansão - normalmente, o pentano - gerando o poliestireno expandido, conhecio mundialmente pela marca Isopor ® - marca registrada que pertencia a BASF no Brasil e, atualmente, é propriedade da empresa KNAUF Isopor Ltda.

Em Portugal, o poliestireno toma o nome de esferovite.

Suas principais características são:

  • Fácil processamento por moldagem a quente
  • Fácil coloração
  • Baixo custo
  • Semelhante ao vidro
  • Elevada resistência a álcalis e ácidos
  • Baixa densidade e absorção de umidade
  • Baixa resistência a solventes orgânicos, calor e intempéries

Existem quatro tipos básicos de poliestireno:

  • PS cristal:homopolímero amorfo, duro, com brilho e elevado índice de refração. Pode receber aditivos lubrificantes para facilitar processamento. Usado em artigos de baixo custo, notadamente peças descartáveis tais como copos.
  • PS resistente ao calor: maior P.M., o que torna seu processamento mais difícil. Variante ideal para confecção de peças de máquinas ou automóveis, gabinetes de rádios e TV, grades de ar condicionado, peças internas e externas de eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, circuladores de ar, ventiladores e exaustores.
  • PS de alto impacto: contém de 5 a 10% de elastômero (borracha), que é incorporado através de mistura mecânica ou diretamente no processo de polimerização através de enxerto na cadeia polimérica. Obtém-se desse modo uma blenda. Muito usado na fabricação de utensílios domésticos (gavetas de geladeira) e brinquedos.
  • PS expandido: espuma semi-rígida com marca comercial Isopor®. O plástico é polimerizado na presença do agente expansor ou então o mesmo pode ser absorvido posteriormente. Durante o processamento do material aquecido ele se volatiliza, gerando as células no material. Baixa densidade e bom isolamento térmico. Aplicações: bandejas para embalagem de hortifruti, protetor de equipamentos, isolantes térmicos, pranchas para flutuação, geladeiras isotérmicas, etc. Produção brasileira em 1998: 10.000 t.

Nos primórdios da moldagem por injeção, as resinas de poliestireno foram um fator importante no desenvolvimento deste processo. Conhecidas desde 1845, estas resinas somente adquiriram grande importância industrial no início da segunda guerra mundial e, atualmente, é um dos termoplásticos mais consumido sendo utilizado em processos de moldagem por injeção, sopro, termoformação, laminados, modificados com cargas minerais e fibras de vidro adquirindo característica de plásticos de engenharia.

O monômero para a produção do poliestireno é o estireno, que quimicamente é um hidrocarboneto aromático insaturado de fórmula C6H5C2H3. É também chamado de FENILACETILENO ou VINILBENZENO. O estireno é um líquido, com ponto de ebulição 145ºC e ponto de solidificação -30,6ºC. Quando puro é incolor apresente um odor agradável e adocicado. Pode ser obtido industrialmente a partir de vários processos, entretanto o mais utilizado consiste na desidrogenação do Etil-Benzeno.

O etil-benzeno é obtido a partir da alquilação do benzeno por reação com o etileno, na presença de um catalisador, como por exempo: cloreto de alumínio (AlCl3). A desidrogenação do etil benzeno é provocada pela ação do calor, na presença de óxidos metálicos, tais como o óxido de zinco, cálcio, magnésio, ferro ou cobre. A temperatura do sistema deve ser entre 600ºC a 800ºC. A reação é endotérmica e a pressão é reduzida pois ela se dá com aumento de volume.

Eritrosina/ Laura 22 A

ERITROSINA - CORANTE!

Fórmula molecular:




Eritrosina ou tetraiodofluoresceína, C.I. 45430 (Vermelho Ácido 51) é um corante rosa-cereja (bastante parecido com o vermelho), cuja fórmula química é C20H8I4O5.

Obtenção: É obtido pela reação do iôdo com a fluoresceína, de maneira homóloga a do bromo na eosina

Usos: É usado principalmente como corante para alimentos, em tintas de impressão, como corante biológico e na produção de produtos corantes da placa bacteriana em dentes.

http://www.formulaeacao.com.br/produtos/g_g_evifge100ml.gif
EVIFORM® um evidenciador de placa bacteriana à base de Eritrosina, um corante alimentar atóxico, que evidencia a placa e as mucosas tingindo-as de rosa

Cuidados: Pode causar a fotossensibilidade (sensibilidade à luz) e pode ser cancerígeno. E pode também causar a hipertireoide.

Validade: Fechado nas condições de armazenamento abaixo indicadas, possui vida útil de 4 anos na sua embalagem, quando retirado pode absorver umidade e assim mudar sua validade. A estabilidade química dele é indefinida.

-> Concentração de cor (pureza): 85,0% mínimo.
-> Umidade a 135ºC, Cloretos e Sulfatos de sódio: 15,0 máximo.
-> Material insolúvel em água: 0,5% máximo.
-> Extratos etéreos: 0,3% máximo
-> Intermediários: 1,0 máximo
-> Subsidiários: 6,0 máximo
-> Chumbo como Pb: 10 ppm máximo
-> Arsênio como As: 3 ppm máximo
-> Metais pesados: 10 ppm máximo
-> Óxidos: 1,0% máximo

Bibliografia:

* http://www.pluryquimica.com.br/pdf/Corante%20Vermelho%20Eritrosina.pdf

* http://pt.wikipedia.org/wiki/Eritrosina

Trabalho da Laura 22A
Cap UFRJ
Química

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Poliamida

fio de nylon Uma poliamida é um tipo de polímero que contem conexões do tipo amida (composto orgânico que possui o nitrogênio ligado diretamente a um grupo carbonila). A poliamida sintética é chamada de nylon (ou náilon), primeira fibra têxtil sintética produzida que depois passou para a manufatura de todo o material plástico. A primeira poliamida foi sintetizada na DuPont, por um quimico chamado Wallace Hume Carothers, que começou a trabalhar na companhia em 1928. Acredita-se que o nome Nylon provém da junção das iniciais de New York com as primeiras letras de London, onde a fábrica tinha suas sedes. Outra possível explicação para o termo seria a de que durante a 2ª Guerra Mundial os EUA usaram o tecido feito da fibra nos pára-quedas. O "nylon" seria então uma abreviação de "Now you've lost, Old Nippon".




O mais comum é o nylon-66, resultante da reação entre a hexametilenodiamina (1,6-diamino-hexano) com o ácido adípico (ácido hexanodióico), aquecidos a 270ºC sob uma pressão de 10 atm, num processo chamado de polimerização. A operação prossegue com o aquecimento, a pressão reduzida, para eliminar os últimos resíduos de água e por último extrai-se o polímero fundido e esfria-se. Outros importantes são o nylon-10, obtido pela condensação de um aminoácido, o ácido 11-amino undecanóico, e o nylon-6 ou perlon, obtido por aquecimento da caprolactama (composto orgânico). É uma poliamida semicristalina que, diferente da maioria dos outros nylons, não é um polímero de condensação, e sim uma forma de polímero de adição, na qual a extremidade terminal de um polímero atua como um centro reativo, onde monômeros (moléculas menores que compõem os polímeros) cíclicos se juntam para dar forma a uma corrente maior do polímero com a propagação iônica. Sua fórmula mínima é C6H11ON e sua fórmula estrutural é a seguinte (processo de polimerização) :


nylon-6






corda de nylonDentre as características da poliamida, está a ótima resistência ao desgaste, impacto e ao tracionamento, além da boa rigidez e transparência. Reforçado com fibra de vidro e/ou micro esfera de vidro, ou lubrificado, o nylon-6 tem excelente estabilidade dimensional, bom conjunto de propriedades térmicas e mecânicas e é ideal para moldagem por injeção. A moldagem mais freqüentregata esportiva 100% poliamidae do nylon é em fios. Utilizando essa forma, fabricam-se o velcro e os tecidos usados na confecção de roupas e acessórios. Cordas, colares de bijuteria e linhas de pesca também são normalmente feitos do poliamida, por sua resistência. Moldado sob outras formas, também possibilita o feitio de objetos como parafusos, engrenagens e pulseiras para relógio. Outros exemplos de aplicação do material são carpetes, airbags, patins, calçados para esportes, uniformes de esquí, cordas p/alpinismo, barracas. Também podemos ver que um automóvel tem hoje pelo menos 10 kg de seus matérias em poliamida, apresentando vantagens exclusivas e diminuindo o peso do carro e, em conseqüência, reduz o consumo de combustível. Pode ser ainda utilizado para realização de suturas em ferimentos, uma vez que é um material inerte ao organismo e não apresenta reação inflamatória como outros fios de sutura .





Referências bibliográficas:








Gabriela Levy, 22A

PARACETAMOL

O Paracetamol é um remédio com propriedades analgésicas que inibe a síntese das prostaglandinas que são mediadores celulares responsáveis pelo aparecimento da dor. Também reduz a febre. Pode ser encontrado como cápsula, comprimido, gota, xarope ou injetável.


Histórico:

Por volta de 1873/1878, Harmon Northrop Morse sintetizou o paracetamol através da redução do penitrofenol (um composto orgânico) com o estanho (elemento Sn) em ácido acético (CH3COOH). Por décadas o paracetamol não foi usado com fins medicinais. Na década de 1940, pesquisadores descobriram que esta substância era melhor no combate de dores e febre pois os outros analgésicos estavam relacionados a um nível mais alto que o normal de metaheglobina no sangue que é uma forma de hemoglobina que não liga-se ao oxigênio. Isso pode causar anemia e hipóxia (baixo teor de oxigênio).
Em 1955 ele foi comercializado pela primeira vez como remédio contra dores e febres para crianças. Já em 1956 passou a ser vendido com receita em dose de 500mg. Só em 1963 que o paracetamol popularizou e passou a ser vendido sem receita para fins analgésicos.

Síntese:





FONTE: www.wikipedia.com (procurar por paracetamol, penitrofenol, ácido acético, metaheglobina , analgésico e prostaglandinas).


Postado por CORA RIBEIRO - 22C

Silicones

O silicone foi sintetizado em 1904 pelo químico de Manchester, Inglaterra, Frederick Stanley Kipping.

Silicones são compostos com uma grande variedade de formas e usos. Resistem a grandes mudanças de temperatura (vão de -65°C a +400°C), são isolantes elétricos, inertes, inodoros, insípidos e incolores. Podem ser sintetizados em grandes variedades de formas e, por isso, hoje em dia estima-se que tenha mais de 5000 produtos variados dele.
Os silicones são polímeros que se caracterizam por ter a seqüência [...-Si-O-Si-O-Si-O-...] e e hidrocarbônicos ligados a todos os silícios como: “polydimethylsiloxane” que possui CH³, em todos os silícios.
A quantidade de cadeias formadas por Si e O vai mudar a consistência do silicone que pode ir desde sólida, até um líquido viscoso.
Por sua flexibilidade, o silicone é usado em inúmeros segmentos industriais sem perder suas características de permeabilidade, elasticidade e brilho. Derivado do quartzo, é considerado produto inorgânico; devido a isto, tem como uma de suas principais características, a vida útil mínima de 10 anos.
Mesmo sendo inogânico, ao ser incinerado, não solta gases nocivos ao meio ambiente e não há relatos de danos ao meio ambiente em caso de contato nem de alergia ao ser humano. Essas características acontecem por ele ser inerte. Muitos tipos de silicone são recicláveis e outros são de simples disposição, sem agressão ao meio ambiente.
Diferentes usos:






Próteses de silicone para os seios






Touca de natação




"Fios" de silicone utilizados para fabricações de bijuterias, etc.
Fontes:
imagens:
http://www.subsub.com.br/images/flat%2520silicone.jpg&imgrefurl=http://www.subsub.com.br/DetalhesProduto.cfm%3FCod%3D280%26Cat%3D14%26SubCat%3D2&h=360&w=340&sz=44&hl=pt-BR&start=16&tbnid=7lyIfH879KrssM:&tbnh=121&tbnw=114&prev=/images%3Fq%3Dsilicone%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/32/Silicone_gel-filled_breast_implants.jpeg&imgrefurl=http://commons.wikimedia.org/wiki/Image:Silicone_gel-filled_breast_implants.jpeg&h=347&w=486&sz=52&hl=pt-BR&start=6&tbnid=_eNpQItjiBaW1M:&tbnh=92&tbnw=129&prev=/images%3Fq%3Dsilicone%26gbv%3D2%26hl%3Dpt-BR

http://en.wikipedia.org/wiki/Image:PDMS.png

http://www.elmhurst.edu/~chm/vchembook/images2/404silicone.gif&imgrefurl=http://www.elmhurst.edu/~chm/vchembook/404silicone.html&h=357&w=340&sz=3&hl=pt-BR&start=32&tbnid=tkNtl2ZwiTs1nM:&tbnh=121&tbnw=115&prev=/images%3Fq%3Dsilicone%26start%3D20%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN

http://www.naturaljoias.com/images/fios_cordes_e_correntes/elstico_nylon_e_silicone/fio%2520de%2520silicone.jpg&imgrefurl=http://www.naturaljoias.com/index.php%3FcPath%3D30_74%26osCsid%3D8758aebbd7e2fb3c5&h=567&w=669&sz=35&hl=pt-BR&start=39&tbnid=AJk3aGxJUsoIcM:&tbnh=117&tbnw=138&prev=/images%3Fq%3Dsilicone%26start%3D20%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN
Camilla Trompowsky Taulois Silveira. 22A

Ácido Gama-Hidroxiburítico

Descoberto por um francês na década de 60, em estudos do GABA - um neuromatransmissor inibitório. O GHB é um metabólito do GABA, com sua concentração maior no nível cerebral.
Pode ser encontrado na forma líquida e também na forma sólida – cápsulas e pó. Quando em líquido, não possui odor e seu gosto é levemente salgado.
Popularmente é conhecido como: “Ecstasy líquido”
Mas enquanto o ecstasy é um estimulante do sistema nervoso central, o GHB é um depressor.
Os efeitos aparecem logo após 10 minutos do consumo. Dentre eles estão efeitos semelhante ao do ecstasy – por isso a associação – tal como a euforia, o relaxamento, o bem estar entre outros. Em alguns casos egeitos negativos como náuseas, enjôos, vômitos, dores de cabeça entre outros.
Em meados dos anos 90, com a moda clubber, o GHB entrou para o rol das chamadas club drugs – as drogas de boate, das quais fazem parte também o ecstasy e a ketamina, um analgésico para cavalos usado como alucinógeno nos clubes noturnos. A morte de uma estudante americana de 15 anos por overdose de GHB, em 1999, levou o governo dos Estados Unidos a proibir a fabricação da substância.


FONTES: psicologia.pt
wikipedia Pt e En
www.adroga.casadia.org/drogas/ghb.htm



Daphne Barreto 22B

Metanfetamina

METANFETAMINA

A metanfetamina, também chamada de ice, speed, cristal, meth, crank e go, é uma substância quimicamente relacionada com as anfetaminas. É um potente estimulante que causa terríveis danos ao sistema nervoso central. Esta substância pode ser facilmente sintetizada em laboratórios clandestinos sendo assim, juntamente com o ecstasy, uma das mais populares drogas sintéticas.

Fórmula molecular: C10H15N

Nome químico: (S)-N-methil-1-fenil-propan-2-amina

Fórmula estrutural







A metanfetamina foi introduzida na terapêutica em 1930, como descongestionante nasal e gerou epidemias de consumo no mundo, por causa das propriedades euforizantes, assim como suas ações em diminuir o apetite e o sono e aumentar o desempenho físico e intelectual. Um exemplo é o ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial. Oficiais, soldados e combatentes americanos, alemães e ingleses usavam a droga para eliminar o cansaço manter o vigor físico e a vigília. Durante esse período ela foi aprimorada por alemães e japoneses. Até hoje a metanfetamina é uma das drogas mais consumidas nos países orientais.









Comprimidos de metanfetamina


A metanfetamina é apresentada geralmente como um pó branco, cristalino, com gosto amargo e é facilmente solúvel em água e álcool. Pode ser aspirada(cheirada), inalada, ingerida ou injetada. Os efeitos imediatos, sob efeito da droga, são extrema euforia, estado de alerta, movimentos repetitivos, paranóia. Assim como outros estimulantes alguns usuários podem sentir desejo sexual enquanto outros sentem repulsa por qualquer contato íntimo. Na década de 60 a metanfetamina era vendida no Brasil sob a forma do medicamento Pervitinâ muito apreciado por jovens que dele faziam uso para aumentar sua capacidade produtiva.

Pouco tempo depois, o Pervitinâ foi banido do Brasil e de vários países europeus, e até dos EUA. Mas ela retornou ao cenário muito mais poderosa do que anteriormente, e passou a ser fumada, assim como o crack. Por essa rota de administração, produz efeitos prazerosos intensos como: imensa euforia; aumento do estado de alerta, da auto-estima, da sexualidade; e diminuição da fome, do cansaço e da necessidade de dormir. Esses efeitos parecem ser desejáveis e controláveis, mas a droga tem um enorme potencial de dependência, e a "fissura" instala-se rapidamente. É comum o usuário que faz uso compulsivo apresentar: comportamento estereotipado, caracterizado por uma hiperatividade com desenvolvimento repetitivo, por horas, de certas atividades sem significado, às vezes acompanhada de ranger de dentes; síndrome coreica, com movimentos involuntários convulsivos, principalmente dos membros superiores, combinados a movimentos faciais assimétricos; confusão e delírios, e um progressivo estado psicótico indistinguível de esquizofrenia também se desenvolve com o uso crônico. Esses sintomas psicóticos podem persistir por meses ou anos, após o uso da droga ter cessado.

É bastante normal usuários deixarem, gradativamente, de se sentirem confortáveis e estimulados para atividades cotidianas. Ao mesmo tempo podem experimentar um euforia quando deparados com assuntos, fatos ou lembranças de episódios de consumo da droga. Isso ocorre por que, quimicamente, seu cérebro passa a buscar mais os estímulos mais fortes e as situações nas quais ele foi “recompensado” em depreciação as situações onde ele normalmente deveria sentir este estímulo.

Os efeitos da abstinência da droga são prolongados, iniciados, numa primeira fase que pode durar de 2-6 horas, por depressão, isolamento, hiperfagia, agitação, ansiedade e desejo imenso de dormir. Quando finalmente o usuário consegue dormir, assim permanece por 24-36 horas ininterruptas. O desaparecimento desses sintomas pode levar dias ou semanas, com freqüentes períodos de depressão, sonhos vívidos e "fissura" pela droga.








Saco de metanfetamina cristal, ou “ice”



Doses orais de metanfetamina produzem concentração plasmática máxima em aproximadamente 3 horas após a administração. Seguindo dose de 18mg e 30mg, concentrações de pico de 20ng/mL e 40ng/mL são obtidas, respectivamente.
Quando a metanfetamina é fumada, inalando-se o vapor do cachimbo aquecido de 200 a 400 C, a eficiência desse processo é alta, com rendimento de cerca de 70%. Essa forma de uso produz rápida absorção, com perfil de concentração plasmática similar à administração intravenosa. A concentração plasmática de metanfetamina alcança seu pico perto de 100ng/mL após fumar-se cerca de 30mg.

O Brasil, por ser um país próximo a grandes centros produtores de cocaína acaba por ter uma demanda menor de drogas sintéticas desprovidas de grande apelo de marketing, a exceção é o ecstasy. A oferta barata de cocaína compete diretamente com o potencial produtor de laboratórios clandestinos de metanfetaminas; Porém as metanfetaminas começam, pouco a pouco, a serem encontradas no Brasil, principalmente ligadas a grupos já tradicionalmente consumidores de outras drogas sintéticas, tais como freqüentadores de clubs e festas de música eletrônica, apesar dos grandes esforços dos promotores sérios destes eventos os desassociarem ao consumo destas drogas. Mais recentemente houveram relatos de que as metanfetaminas também começam a serem utilizadas em alguns campus universitários, talvez pela facilidade de sua síntese nos laboratórios locais.

Metanfetamina X Cocaína

A metanfetamina, quando comparada à cocaína, exibe diferenças em várias áreas que incluem duração de efeito, freqüência do consumo e duração do efeito compulsivo de repetir a droga. Por exemplo, a MT, dependendo da via de administração, varia de 4-8 horas, enquanto o efeito da cocaína é somente de 10-30 minutos. O crack (cocaína fumada) necessita ser consumido a cada 10-15 minutos, mas uma nova dose da MT, devido aos seus efeitos mais duradouros, só é necessária após horas. A duração média de um uso ininterrupto de crack é de 12 horas, porém, para o usuário de MT, é o dobro: 24 horas. O padrão de uso do ice é de 100-250 mg a cada 4-6 horas, por um período de 24-48 horas.

Além disso as metanfetaminas são muito perigosas para o sistema vascular. Estes danos são principalmente casados pela rápida alta da pressão sangüínea que pode levar a microderrames no cérebro e danos as veias e artérias. Mais freqüentemente do que outras drogas, os usuários de metanfetaminas relatam episódios de paranóia, anorexia, ansiedade crônica, etc.. – especula-se que estes efeitos são relacionados a longa duração dos efeitos da droga. Os sintomas psicóticos muitas vezes persistem mesmo após anos de abstinência.

Doses orais de metanfetamina produzem concentração plasmática máxima em aproximadamente 3 horas após a administração. Seguindo dose de 18mg e 30mg, concentrações de pico de 20ng/mL e 40ng/mL são obtidas, respectivamente.
Quando a metanfetamina é fumada, inalando-se o vapor do cachimbo aquecido de 200 a 400 C, a eficiência desse processo é alta, com rendimento de cerca de 70%. Essa forma de uso produz rápida absorção, com perfil de concentração plasmática similar à administração intravenosa. A concentração plasmática de metanfetamina alcança seu pico perto de 100ng/mL após fumar-se cerca de 30mg.

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Metanfetamina

http://www.adroga.casadia.org/drogas/ice_droga_poderosa.htm

http://www.testededrogas.com/asdrogas.php?droga=metanfetaminas

http://www.fcf.usp.br/LAT/print.php?arquivo=/LAT/i_anfetaminas.php

http://tc.hypescience.com/hype.asp?cod=1277

http://stopthedrugwar.org/pt/cronica/457/relatorio_justica_antes_uso_drogas_presos_metanfetamina


Ana Carolina Feijó Brazzalle

22B